sexta-feira, 18 de maio de 2012

Recursos Geológicos

    Os recursos geológicos são todos os bens de natureza geológica, existentes na crusta terrestre, susceptíveis do Homem utiliza-lo em seu proveito. Constituem a fonte de matérias-primas a partir das
quais, directa ou indirectamente, são fabricados os mais diversos produtos usados no dia-a-dia. Podem ser materiais sólidos, líquidos ou gasosos ou as propriedades desses materiais, como o calor ou a radioactividade que certas rochas e minerais libertam.

    Os recursos geológicos podem ser renováveis - São gerados na natureza a uma taxa igual ou superior daquela que são consumidos.- Ou não renováveis-São gerados na natureza a um ritmo muito mais lento do que aquele a que são consumidos pelo Homem. A maioria dos recursos geológicos é do tipo não renovável, esgotando-se rapidamente.

    Os recursos naturais podem ser qualificados em recursos energéticos (combustíveis fósseis, energia solar, energia geotérmica, energia hidroelétrica, energia eólica, energia nuclear), recursos minerais (metálicos e não metálicos) e recursos hidrogeológicos.

    O problema da exploração dos recursos geológicos está na forma e intensidade como o fazemos. Muitos dos processos de exploração dos recursos geológicos têm um impacto negativo, quer pela própria natureza poluente do recurso, quer pela sua má gestão. A exploração dos recursos geológicos deve estar enquadrada num modelo global de desenvolvimento sustentável. É urgente procurar soluções que evitem o esgotamento das reservas existentes e minimizem os impactos ambientais, respondendo às necessidades presentes e assegurando a qualidade de vida das gerações vindouras. Ou seja, uma exploração sustentada dos recursos geológicos. Caso contrário o futuro do Homem e do planeta Terra como o conhecemos está em risco.


Os recursos geológicos em Portugal 


    Os recursos mineralógicos em Portugal revelam uma grande dispersão, quanto à sua existência e quanto à sua variedade. Podemos dizer que Portugal é muito rico em termos de recursos Geológicos.

Fica aqui um mapa com os vários recursos geológicos que possuímos.

Fonte: http://www.igeo.pt/atlas/Cap3/Cap3b_8.html 




A importância de serem explorados



    Nas sociedades modernas, altamente industrializadas e com padrões de consumo muito elevados, a exploraçao dos recursos geológicos assume particular importância. Devido a uma exploração cada vez mais intensiva originam-se profundas modificaçoes no meio ambiente. O que os nossos antepassados faziam de uma forma parcimoniosa, hoje é feito a um ritmo muito acelerado, pelo que, face ao carácter finito de muitos recursos naturais,coremos o risco de estes se esgotarem num curto período de tempo.

    A importância de certos recursos geologicos assumiram ao longo da História da Humanidade, em especial os minerais, levou por exemplo, a que fossem atribuídas certas denominações temporais relacionadas com as suas descobertas e consequente utilização. ( Idade da Pedra, a Idade do Cobre, a Idade do Cobre e a idade do Ferro)

    Do mesmo modo que no passado se travaram guerras entre civilizações, motivads pela procura e consequente exploração dos recursos, também na actualidade são delineadas por muitos países linhas geostratégicas em função dos interesses económicos, tornando-se consensual a ideia de que o poder a médio ou a longo prazo passará pelo domínio estratégico de certas àreas onde existam reservas consideráveis de combustiveis fósseis, com especial destaque para o petróleo. Não faltam exemplos, nos dias de hoje, de conflitos quer regionais, quer à escala mundial, supostamente atribúidos a uma necessidade de deomínio das reservas de certos recursos geológicos.

Minas da Panasqueira
Exploração de sal-gema em Loulé

Minas de Moncorvo






































Os recursos geológicos na nossa vida














Sem comentários:

Enviar um comentário